Dicas de Processos Seletivos

Caro candidato,

Com o intuito de demonstrar nossa valorização a você que nos acompanha, trouxemos algumas dicas valiosas que poderão ajudá-lo em sua participação durante processos seletivos.

Confira abaixo:

Pontualidade

Se a entrevista for presencial, pesquise previamente o endereço para não correr o risco de atrasar-se. Esteja no local com 15 minutos de antecedência. Mais que isso é inconveniente, em cima da hora é risco. Atrasos são proibidos!! Se você tiver um imprevisto, faça de tudo para avisar o entrevistador.
Agora se a entrevista for online, também é importante se atentar ao horário estipulado, evite atrasos, cheque a estabilidade da sua conexão com a internet para evitar possíveis interrupções durante a entrevista e garanta boa visibilidade na chamada.

Currículo

Elabore um currículo base e personalize-o sempre que for se candidatar a uma oportunidade de emprego e mantenha-o sempre atualizado.
Atente-se se os requisitos do cargo são compatíveis com suas habilidades e experiências profissionais. Para deixar seu cv mais atrativo procure manter a clareza nas informações, seja sucinto, porém, conciso.

Apresentação pessoal

Passar uma boa imagem é importante, sendo assim, vista-se de acordo. Evite trajes despojados e atente-se ao cabelo, maquiagem e a barba.
Acessórios como chapéus e bonés devem ser evitados. Além disso, uma linguagem corporal adequada é fundamental para transmitir segurança, credibilidade e gerar empatia.

Postura

Quando receber um convite para uma entrevista, valorize essa oportunidade! Se você não estiver planejando uma mudança de emprego naquele momento ou se não possui interesse pela oportunidade oferecida, seja transparente e cordial, se mostre disposto a conhecer o mercado de trabalho e receber futuras oportunidades.
Procure cultivar um bom relacionamento e passar uma boa impressão ao recrutador já no primeiro contato, afinal, você já está sendo avaliado.

Pró-atividade

Tenha iniciativa. Caso o nome da empresa seja compartilhado, busque informações sobre a mesma.
Saber detalhes sobre o negócio da empresa será um diferencial no momento das entrevistas. Atualize-se sobre as atribuições do cargo. Saia na frente, com foco e assertividade.

Ansiedade

Durante um processo seletivo, sabemos que a ansiedade é algo normal, mas é importante usar o momento da entrevista a seu favor, para expor de forma clara e objetiva os seus conhecimentos e experiências profissionais. O recrutador deseja extrair o melhor de você, afinal, você é a pessoa que mais tem propriedade para falar de si mesmo!É crucial atentar-se ao e-mail e telefones nos dias posteriores ao processo seletivo.
Aguarde ao menos 5 dias úteis após a entrevista, para então entrar em contatoperguntando se há algum retorno quanto ao processo.
Caso haja reprovação, sempre agradeça pela oportunidade mesmo assim, e mostre-se disposto para outras ocasiões.

Esperamos que essas dicas te ajudem e que você se sinta mais confiante ao se candidatar a uma vaga. Estamos torcendo e trabalhando para que você consiga a vaga dos seus sonhos! Sucesso!