Semana 1: Como Definir Objetivos de Carreira – Série ‘Um Guia para Conseguir Emprego em 90 dias’

A série de artigos Como Conseguir Emprego em 90 Dias foi projetada para ser um guia completo, ajudando você a conquistar novas oportunidades de trabalho.

Se você não tem um objetivo claro, qualquer caminho pode parecer válido, mas, na verdade, é crucial saber para onde se está indo. Portanto, neste primeiro artigo da série, discutiremos maneiras de ajustar seus objetivos de carreira.


“Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”

Um dia, um amigo me procurou pedindo ajuda para encontrar uma vaga na empresa onde eu trabalhava. Fiquei animado com a chance de poder apoiá-lo e comecei a pensar em maneiras de ajudá-lo a conquistar a oportunidade que ele desejava.

Assim que recebi o seu currículo, percebi um problema: sua formação em enfermagem, não batia com seus objetivos na área administrativa, muito menos com suas experiências em diversas funções não correlacionadas a sua formação.

Essa história reflete não apenas um problema isolado. A falta de clareza no objetivo é mais comum do que imaginamos e afeta boa parte dos candidatos no Brasil.

Mas qual o motivo dessa falta de clareza?

Primeiro, muitos candidatos não querem fechar as portas em alguma àrea maior e acreditam que é melhor ser mais genéricas com objetivos abertos. Um erro de comunicação feia.

Segundo, a falta de percepção de seus talentos e aspirações é uma dúvida crônica na hora de definir seus objetivos.

Neste primeiro artigo daremos um direcionamento para que você obtenha sucesso em sua jornada e conquiste sua sonhada recolocação ou até mesmo uma mudança de carreira.

Vamos começar pelo começo?

Existe um ditado popular que diz: “Encontre algo que você ama fazer e nunca terá que trabalhar um dia na vida.”

Embora essa frase tenha um toque de idealismo, ela deixa de lado o fato de que todo trabalho envolve desafios e tarefas que talvez não sejam tão agradáveis.

Eu prefiro reescrever essa frase com um toque mais realista e focado na contribuição significativa. Diria algo assim:

“Encontre algo em que você é talentoso e apaixonado, e as portas do sucesso começarão a se abrir para você.”

Mas por que é importante conhecer seus talentos ao definir sua carreira?

Vamos voltar alguns séculos para encontrar a resposta. Platão, um filósofo da Grécia Antiga, enfatizou a importância do autoconhecimento como um caminho para o sucesso. Ele acreditava que compreender nossas forças, paixões e limitações é o primeiro passo para escolher um caminho mais claro e promissor.

Então, como podemos descobrir nossos talentos e nossas paixões?

Uma pergunta válida! Encontrar nossas aptidões é um processo contínuo de exploração e reflexão. Pode envolver olhar para as atividades que nos dão energia, para as habilidades em que somos naturalmente bons, e até para o feedback que recebemos dos outros.

Este processo é um convite para o autoconhecimento, permitindo que você encontre um caminho de carreira que seja gratificante e alinhado com quem você realmente é.

Conheça a si mesmo

Ao discutir carreiras, gosto de usar exemplos do mundo dos esportes para mostrar como diferentes talentos se adequam a diferentes disciplinas e enfatizem a importância do autoconhecimento.

Por exemplo, imagine se Michael Phelps, com 1,94m de altura, pesando 88kg tivesse escolhido correr em vez de nadar, será que teria obtido o mesmo sucesso de competidores de elite em corridas de média e longa distâncias, uma vez que cada quilo extra é uma maldição quando se trata de corridas de média e longa distância?

Da mesma forma, Lionel Messi, com sua baixa estatura e agilidade, é excepcional no futebol, mas provavelmente não teria um desempenho comparável na natação, uma vez que a média dos medalhistas olímpicos nos 100m freestyle é de 1,95m.

Não queremos aqui enfatizar apenas o “determinismo biológico”, pois como observa o médico Gabor Mate: “os genes podem predispor, mas não predeterminam.”

A chave é direcionar seu esforço para áreas que tanto o empolguem quanto combinem com suas habilidades naturais, para alinhar sua ambição à sua capacidade. Em resumo:

3 fatores principais
Podem influenciar o sucesso na carreira e vida

Talento natural (genética): habilidades inatas, físicas ou mentais;

Esforço: trabalho duro, dedicação e persistência;

Sorte: estar no lugar certo na hora certa, encontrando as oportunidades adequadas.

Descobrindo seus talentos naturais e definindo objetivos de carreira

Para ajudar a definir seus objetivos de carreira, criamos um passo-a-passo com uma metodologia simples e comprovada que lhe dará clareza para ter um ótimo objetivo de carreira:

Passo 1 – Autoavaliação

Antes de definir seus objetivos, compreenda suas habilidades, interesses e valores. Pergunte-se quais atividades o motivam e quais você evita, se tiver dificuldade, observe as áreas que se destacou na escola e que seus professores e amigos o elogiavam.

É muito comum termos dificuldades em encontrar nossos talentos, por isso, além das dicas acima, considere testes de personalidade ou avaliações de carreira para obter uma visão mais clara de seus pontos fortes.

Passo 2 – Visualize seu futuro

Pense em onde você quer estar nos próximos cinco ou dez anos.

Que tipo de trabalho ou cargo deseja? Em que setor? Essa visualização realista do mercado pode direcionar você pra conquistar coisas grandes.

Passo 3 – Crie seu planejamento;

Use o método SMART para definir seus objetivos: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Em vez de dizer “Quero ser bem-sucedido”, defina uma meta específica, como “Quero ser promovido a gerente de vendas em dois anos.”

Passo 4 – Pesquisa e Planejamento

Pesquise as tendências do mercado de trabalho e as demandas do setor em que atua. Com base nisso, elabore um plano de ação para alcançar seus objetivos.

Com a chegada da IA muitas profissões correm sério risco de não existirem em pouco tempo, é muito importante entender o impacto macroeconômico para tomar decisões de médio prazo.

Passo 5 – Flexibilidade e Adaptação

Esteja aberto a ajustar seus objetivos conforme sua carreira evolui e novas oportunidades surgem. A capacidade de adaptação é essencial para prosperar em um mundo em constante mudança.

Passo 6 – Acompanhamento e Reavaliação

Periodicamente, avalie seu progresso em direção aos seus objetivos de carreira. Ajuste conforme necessário e celebre suas conquistas ao longo do caminho.

Agora que já conhece o caminho para encontrar seus talentos e cargos do interesse é hora de criar o seu próprio plano e executá-lo. Lembre-se, o sucesso é uma jornada, não um destino.

Nos próximos artigos daremos continuidade a essa série “como conseguir emprego em 90 dias“.

Compartilhe nos comentários os tópicos que deveriamos abordar, isso é muito importante para criarmos um contéudo revelante a você!

Compartilhe essa postagem

Janderson Alves

Janderson Alves

Janderson é apaixonado pela área de Recursos Humanos (RH) e possuí uma sólida experiência de mais de 15 anos. Como empreendedor e especialista em marketing digital, ele traz uma abordagem única e inovadora para o universo do R&S. Seu comprometimento com a inovação o levou a mergulhar profundamente no mundo do conteúdo digital, contribuindo significativamente para a missão da Tramasso IDH.

Janderson Alves

Janderson Alves

Janderson é apaixonado pela área de Recursos Humanos (RH) e possuí uma sólida experiência de mais de 15 anos. Como empreendedor e especialista em marketing digital, ele traz uma abordagem única e inovadora para o universo do R&S. Seu comprometimento com a inovação o levou a mergulhar profundamente no mundo do conteúdo digital, contribuindo significativamente para a missão da Tramasso IDH.

Conectar-se ao LinkedIn

Queremos te ouvir, deixe seu comentário:

Copyright © 2024 Tramasso IDH - Todos os direitos reservados.